08 jul

Anunciado o acordo entre Mercosul e União Europeia

Global JR | Negócios

Na sexta-feira, 28 de Junho de 2019, o governo brasileiro declarou que ocorrerá o fechamento de um acordo entre Mercosul e União Europeia. Essa união consiste em uma zona de livre-comércio entre os dois blocos, e prevê a redução de mais de 90% das exportações do Mercosul para tarifas zero em até 10 anos e os outros 10% terão reduções parciais das tarifas impostas pela União Europeia, com cota de importação.

A redução de produtos agrícolas como o suco de laranja, frutas, café solúvel, peixes, crustáceos e óleos vegetais, visto que esses, além de carne, tabaco e bebidas, estão entre os itens mais comercializados entre sul e norte. Já, ao inverso, o sul consome, do bloco europeu veículos, máquinas, produtos farmacêuticos, químicos e equipamentos de transportes. O acordo, também, reconhecerá como produtos “distintivos brasileiros” cachaças, queijos, vinhos e cafés.

O tratado baseia-se no fato de que a UE é a segunda maior compradora de bens do bloco sul-americano, somente atrás da China. Considera-se um marco histórico, visto as tensões e incertezas do comércios internacionais e pelo fato do tratado estar a 20 anos em processo para efetivação.

Com isso, o Brasil acredita que será favorecido o crescimento do PIB do país: dos atuais US$87,5 bilhões ao ano, crê-se que em 15 anos chegará a US$125 bilhões, considerando a redução das tarifas e o esperado incremento da produtividade e garantirá acesso efetivo em segmentos de serviços de comunicação, construção, distribuição, turismo, transporte e serviços profissionais e financeiros.

Porém, o acordo só entrará em vigor após o parlamento europeu e o Congresso dos quatro países sul-americanos ratificarem o acordo. E, se for aprovado pode ser benéfico para aqueles que desejam exportar para a Europa futuramente pela redução tarifária.

Quer entender como esse acordo pode beneficiar a expansão do seu negócio?  Contate-nos pelo telefone (51) 3218-1408 ou pelo nosso e-mail.

TAGS

Últimos Posts

Como é o mercado internacional de softwares?

21 agosto 2019

Anunciado o acordo entre Mercosul e União Europeia

08 julho 2019

Consumo de erva-mate no mundo

02 julho 2019

Posts relacionados

O que mudou na forma de exportar? Compreenda a simplificação dos documentos exigidos

04 junho 2019

LEIA MAIS

Qual o impacto econômico do veganismo no Brasil?

23 maio 2019

LEIA MAIS

China aumenta impostos sobre produtos norte-americanos

15 maio 2019

LEIA MAIS

Born global: Nova geração de empresas?

15 março 2019

LEIA MAIS
Global JR - Negócios Internacionais | ESPM
Entraremos em contato com você.
Global JR - Negócios Internacionais | ESPM
Agende uma reunião gratuita conosco.