05 nov

“Bodegones” surgem como alternativa para driblar a hiperinflação na Venezuela

Global JR | Negócios Performance

Em meio a uma crise catastrófica na Venezuela, com inflação em 400.000% e com previsão do FMI para que termine o ano em 1.000.000%, alguns pequenos estabelecimentos destoam da realidade existente. A maioria dos supermercados possuem um reajuste para equilibrar as perdas causadas pela desvalorização da moeda.
Os “bodegones”, lojas particulares, trabalham com preços estabilizados, baseados no dólar, com seus produtos possuindo um alto valor agregado. Para o comércio com a moeda local, os bolívares, é cobrado o preço do mercado negro, isto é, quatro vezes o valor cobrado pelas casas de câmbio, sendo uma forma de evitar a hiperinflação.
Algo que ainda não se tem resposta é que essas lojas estão crescendo em número, no entanto, não seguem a legislação aplicada no país com relação ao tabelamento de preços de produto, como deveriam ser com os supermercados. Outro grande problema que o país passa é que o salário mínimo em dólares equivale a cerca de 10 US$ por mês pelo câmbio paralelo, fazendo com que 80% das pessoas não consigam consumir uma refeição básica por dia.
Como alternativa para o cenário deprimente, uma parte da população tenta sair da Venezuela e, com isso, mandar remessas de dinheiro, por meio de trabalhos realizados em países vizinhos, para que suas famílias tenham o mínimo de condições humanas básicas. Os resultados são de aproximadamente de 1,1 bilhão de dólares de remessas mandadas à Venezuela por residentes no exterior.

Quer saber mais sobre o mercado internacional? Contate-nos pelo telefone (51) 3218-1402 ou clique aqui e agende uma conversa sem compromisso.

fonte: https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,na-venezuela-lojas-adotam-o-dolar-para-driblar-crise-e-escassez,70002577135

 

TAGS

Últimos Posts

Como é o mercado internacional de softwares?

21 agosto 2019

Anunciado o acordo entre Mercosul e União Europeia

08 julho 2019

Consumo de erva-mate no mundo

02 julho 2019

Posts relacionados

Anunciado o acordo entre Mercosul e União Europeia

08 julho 2019

LEIA MAIS

O que mudou na forma de exportar? Compreenda a simplificação dos documentos exigidos

04 junho 2019

LEIA MAIS

Qual o impacto econômico do veganismo no Brasil?

23 maio 2019

LEIA MAIS

China aumenta impostos sobre produtos norte-americanos

15 maio 2019

LEIA MAIS
Global JR - Negócios Internacionais | ESPM
Entraremos em contato com você.
Global JR - Negócios Internacionais | ESPM
Agende uma reunião gratuita conosco.