26 nov

CEPAL prevê rumo do comércio latino americano em 2019

Global JR | Negócios

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) se reuniu em uma conferência no México no final do mês de outubro para analisar quais seriam as perspectivas do comércio internacional no que tange a região. Segundo a Secretária Executiva da Comissão, o foco de ações, para que o próximo ano seja exitoso, deve ser a união comercial entre a América Latina e o Caribe.
Apesar das crises políticas e socioeconômicas, há recomendação para que se façam investimentos com o objetivo de fortalecer a infraestrutura, facilitar comércio, reduzir barreiras não tarifárias e capacitar as pessoas científica e tecnologicamente. Recursos humanos serão de grande impacto na economia doméstica dos países pertencentes ao grupo, dessa forma, os países estarão mais capacitados comercialmente e poderão gerar mais renda e empregos.
Um ponto ressaltado na conferência foi a diferença geracional que há de capacitação e educação formal, que junto com a dificuldade geral de acesso à saúde dificultam a otimização de produtividade e de expectativa de vida da população latino-americana e caribenha. O desemprego jovem também foi mencionado como um dado a prestar atenção, uma vez que existem 2,4 vezes mais jovens buscando emprego do que vagas disponíveis, 600 mil para 250 mil, respectivamente.
“A CEPAL projeta um aumento de 9,7% no valor das exportações regionais de bens em 2018. Este aumento decompõe-se em uma elevação de 7,6% nos preços e uma expansão de 2,1% no volume. Com isso, a região acumula dois anos de recuperação do valor de suas exportações, após a queda acentuada registrada entre 2012 e 2016 […]”, informa o escritor para o Correio Brasiliense, Hamilton Ferrari.

TAGS

Últimos Posts

Huawei e uma ''Guerra Fria Tecnológica''?

27 agosto 2019

Como é o mercado internacional de softwares?

21 agosto 2019

Anunciado o acordo entre Mercosul e União Europeia

08 julho 2019

Posts relacionados

Anunciado o acordo entre Mercosul e União Europeia

08 julho 2019

LEIA MAIS

O que mudou na forma de exportar? Compreenda a simplificação dos documentos exigidos

04 junho 2019

LEIA MAIS

Qual o impacto econômico do veganismo no Brasil?

23 maio 2019

LEIA MAIS

China aumenta impostos sobre produtos norte-americanos

15 maio 2019

LEIA MAIS
Global JR - Negócios Internacionais | ESPM
Entraremos em contato com você.
Global JR - Negócios Internacionais | ESPM
Agende uma reunião gratuita conosco.