12 abr

Como as novas gerações enxergam a gestão de equipes.

Global JR | Empreendedorismo

A nova geração está gerando bastante impacto na estrutura das empresas. Jovens que hoje têm entre 20 e 30 anos têm valores muito diferentes de seus pais. Essa diferença pode gerar conflito entre gerações em algumas empresas, causando frustrações e ansiedade.

Para melhor ilustrar o atrito geracional pode-se pensar em como diferem uma startup e uma empresa com perfil mais tradicional. Enquanto a primeira visa ações dinâmicas e horizontalidade, a segunda é uma empresa que valoriza burocracia e verticalidade. Dito isso, percebe-se que alguns dos valores que muitos jovens se espelham quando buscam alto desempenho são: liderança, autorresponsabilidade, propósito, transparência, harmonia e diversidade.

O primeiro ponto mencionado está ligado à busca por criar um legado e ser um mentor do trabalho a ser feito; para que isso ocorra é necessário que o time se identifique com quem está liderando. Outra forma de guiar os membros é por meio do exemplo, ou seja, sendo uma referência. Sendo assim, vale ressaltar que esse método pode ser delicado de aplicar, pois requer feedback constante; caso a identificação não exista, os colaboradores podem se sentir inibidos a se expressar.

A autorresponsabilidade das equipes significa que essas buscarão ser mais autônomas entre si e para si. Com isso, é possível que o responsável pela área tenha uma visão mais ampla e focada em estratégia, dessa maneira, não é preciso que se ocupe com questões operacionais e permite que foque em como melhorar o desempenho e corrigir falhas.

O propósito tem relação com um sentimento em comum entre todos, que trabalham unidos por um objetivo maior. Quando todos estão juntos por um motivo ou fim compartilhado, existe um encontro de pensamentos que facilita o trabalho em equipe. Essa ligação com a empresa e com os colegas de trabalho permite que as pessoas tenham muito mais facilidade de trabalhar e vivenciar o que a empresa propõe.

A transparência expressa a abertura para relacionamentos, fazendo com que os membros se sintam a vontade de falar o que pensam e sente, sem que se sintam culpados por isso. Para que isso ocorra é necessário criar um ambiente empresarial seguro, com bons relacionamentos, em que as pessoas se sintam acolhidas e consigam se expressar. Com isso é possível estimular os membros ao máximo, já que se sabe sobre muitas de suas características e se conhecem seus pontos positivos e negativos.

A harmonia refere-se a como a equipe necessita trabalhar de forma a estar na mesma sintonia. Dessa forma não há espaço para conflitos desnecessários e com isso o grupo acaba por ser mais efetivo, já que todos estão suprindo as necessidades da equipe.

Por último está a diversidade, a qual consiste em ter um grupo de pessoas com habilidades, pensamentos e comportamentos heterogêneos. Nesse contexto, a diferença leva a melhoria de todos e assim a equipe consegue ter um desenvolvimento mais linear, com a participação de todos.

Lidar com pessoas de diferentes idades e com diferentes backgrounds pode ser um grande desafio. Por esse motivo compreender onde se encontram as diferenças e as semelhanças dos membros pode ser fundamental para ter uma equipe mais engajada e que caminha em conjunto para o melhor da empresa.

TAGS

Últimos Posts

Anunciado o acordo entre Mercosul e União Europeia

08 julho 2019

Consumo de erva-mate no mundo

02 julho 2019

Sua empresa possui plano de marketing? Entenda a importância dessa ferramenta

25 junho 2019

Posts relacionados

Como explorar a ascensão do mercado de produtos orgânicos?

02 maio 2019

LEIA MAIS

Born global: Nova geração de empresas?

15 março 2019

LEIA MAIS

Mercado microcervejeiro mostra grande potencial para expansão

06 fevereiro 2019

LEIA MAIS

Demanda de produtos premium no exterior mostram oportunidade de expansão no setor de cachaçarias no mercado internacional

25 outubro 2018

LEIA MAIS
Global JR - Negócios Internacionais | ESPM
Entraremos em contato com você.
Global JR - Negócios Internacionais | ESPM
Agende uma reunião gratuita conosco.