25 out

Demanda de produtos premium no exterior mostram oportunidade de expansão no setor de cachaçarias no mercado internacional

Global JR | Empreendedorismo Negócios Performance Pesquisa de mercado

Dentro do Brasil há cerca de 40.000 produtores de cachaça, que resultam em aproximadamente 4 mil diferentes marcas da bebida. Embora a quantidade de produtores seja grande, 99% dos locais que produzem são microempresas, que, juntos, produzem 1,4 bilhões de litros de cachaça. Dentre as bebidas alcoólicas, ela é a segunda mais consumida no Brasil, com 10,5L consumidos em média por brasileiros de 18 a 59 anos. ( ExpoCachaça, 2015).
Fora do mercado nacional, o consumo não é muito expressivo, e ainda assim é considerado o terceiro destilado mais consumido do mundo. Do que é produzido aqui, apenas 1% é exportado, embora exista uma variação nos últimos 20 anos que faz a exportação alternar entre 0,5% e 1% da produção existente.
Nesse sentido, percebe-se a existência de um potencial para a exportação que tem sido mal aproveitado. Devido à recente valorização do produto no mercado internacional, medidas que têm sido efetivas já estão sendo tomadas nessa direção, mas não tanto quanto o desejado, e, dessa maneira, empresas que busquem o mercado exterior de maneira individual e personalizada poderiam despontar como pioneiros no setor.
Os Estados Unidos é o maior mercado de destilados do mundo, e com a exclusividade que dá o título de cachaça apenas para empresas que produzem o destilado no Brasil, essa situação colabora com um reposicionamento da bebida com um aspecto premium. Em 2016, o preço médio da garrafa premium de bebida subiu 6,2% para 18,42 dólares, e no segmento ultra premium o avanço foi de 9,7%, indo para 36,52 dólares. (SHANKEN, 2016). Com selos como “artesanal” e “autêntico” em alta, a cachaça é um forte candidato a ocupar parte do market share das vodkas e whisky. Com o mercado estadunidense nesse estado, um bom produto com uma boa publicidade pode crescer muito nos próximos anos.
E aí, quer saber mais sobre o mercado internacional? Contate-nos pelo telefone (51) 3218-1402 ou clique aqui e agende uma conversa sem compromisso.

TAGS

Últimos Posts

Anunciado o acordo entre Mercosul e União Europeia

08 julho 2019

Consumo de erva-mate no mundo

02 julho 2019

Sua empresa possui plano de marketing? Entenda a importância dessa ferramenta

25 junho 2019

Posts relacionados

Como explorar a ascensão do mercado de produtos orgânicos?

02 maio 2019

LEIA MAIS

Como as novas gerações enxergam a gestão de equipes.

12 abril 2019

LEIA MAIS

Born global: Nova geração de empresas?

15 março 2019

LEIA MAIS

Mercado microcervejeiro mostra grande potencial para expansão

06 fevereiro 2019

LEIA MAIS
Global JR - Negócios Internacionais | ESPM
Entraremos em contato com você.
Global JR - Negócios Internacionais | ESPM
Agende uma reunião gratuita conosco.