19 jun

Marketing verde nas grandes empresas, risco ou oportunidade?

Global JR | Não categorizado

Nos últimos anos, muitas empresas cresceram de forma exponencial. Essa questão pode ser ligada, dentre outros fatores, ao desenvolvimento de novos mecanismos de marketing que fazem com que muitas instituições consigam captar mais clientes ou reter os já existentes. Incluso nessa evolução da área de marketing, está crescendo de forma mais significativa, nos últimos cinco anos, uma tática conhecida como Marketing Verde. Com tópicos como as mudanças de clima, aquecimento global em pauta diariamente, visto os seus impactos na natureza e na sociedade com um todo, cada vez mais as pessoas estão se conscientizando sobre a relevância da preservação do meio ambiente, o que acaba influenciando nos seus hábitos de consumo.

Dessa maneira, o consumo consciente tem ganhado mais força, segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Akatu, organização sem fins lucrativos que  trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente, no ano de 2018 percebeu-se que está em crescimento o consumo consciente no Brasil, principalmente entre as mulheres. De acordo com essa pesquisa é possível constatar que essa preocupação está muito presente nas classes sociais mais elevadas, majoritariamente em pessoas que possuem maior nível de escolaridade. Esse fato pode ser utilizado para justificar o crescimento do marketing ambiental em empresas com posicionamento diferenciado com preços premium, principalmente, uma vez que grande parte do seu público-alvo é composto pelas características apresentadas anteriormente.

Podemos perceber essas iniciativas em grandes empresas como a Natura, empresa de cosméticos, que usou do marketing ambiental para propagar os seus produtos, principalmente a linha EKOS, que tem como diferencial o uso de matérias primas vegetais que não prejudicam o meio ambiente. Além dela, também percebe-se essa abordagem nas empresas do ramo alimentício como a Ambev, que divulga muito as garrafas retornáveis de vidro, que podem ser utilizadas novamente.

Por fim, com base em uma pesquisa realizada pela base de dados Euromonitor, em que são apresentadas as 10 principais tendências de consumo de 2019, pode-se ver que os consumidores conscientes estão em 3º lugar, apenas abaixo dos consumidores mais maduros que estão em busca de produtos rejuvenescedores e consumidores que têm preferência por produtos mais simples e de melhor qualidade.  Dessa forma, investir em marketing verde é uma oportunidade, uma vez que agrega valor à marca e aos produtos, consequentemente, apresentando também um posicionamento estratégico para o futuro.

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