06 fev

Mercado microcervejeiro mostra grande potencial para expansão

Global JR | Empreendedorismo Negócios Performance Pesquisa de mercado

No ano de 2014, o Brasil foi o terceiro maior produtor de cerveja no mundo. O setor cervejeiro tem participação constante no PIB, e é responsável por 2% do faturamento do país, com mais de 600 marcas em território nacional. Ultimamente, uma nova tendência tem tomado esse mercado: microcervejarias, isto é,  pequenas unidades produtivas de cerveja – no máximo 200 mil litros/mês – que tendem a ser feitas artesanalmente. O Rio Grande do Sul é a unidade federativa com mais unidades, sendo 144 fábricas no total.

De acordo com o site Mindminers, realizador de pesquisa de mercado digital, dentre os consumidores frequentes, a região sul se destaca, com 18% de resposta dentre os entrevistados. Além disso, 53% dos entrevistados já consumiu essa variedade de cerveja pelo menos uma vez.

No Rio Grande do Sul foi criada uma Rota de Cervejarias Artesanais, devido a presença significativa de empreendedorismo nesse setor. Essa rota inclui as cidades de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Alto Feliz, Campo Bom, Feliz, Igrejinha, São Vendelino, Sapiranga, Três Coroas e Vale Real.

O consumo de cerveja é feito em todos os continentes do mundo, constituindo um mercado muito lucrativo. O crescimento de pequenas marcas mostra possibilidade de expansão tanto no mercado nacional quanto no internacional para empresas menores, visto que esse comércio já foi dominado por grandes corporações.

E aí? Quer saber como sua empresa pode trabalhar com o mercado internacional? Fale conosco por aqui e marque uma conversa sem compromisso!

TAGS

Últimos Posts

China aumenta impostos sobre produtos norte-americanos

15 maio 2019

Como explorar a ascensão do mercado de produtos orgânicos?

02 maio 2019

Como as novas gerações enxergam a gestão de equipes.

12 abril 2019

Posts relacionados

Como explorar a ascensão do mercado de produtos orgânicos?

02 maio 2019

LEIA MAIS

Como as novas gerações enxergam a gestão de equipes.

12 abril 2019

LEIA MAIS

Born global: Nova geração de empresas?

15 março 2019

LEIA MAIS

Demanda de produtos premium no exterior mostram oportunidade de expansão no setor de cachaçarias no mercado internacional

25 outubro 2018

LEIA MAIS
Global JR - Negócios Internacionais | ESPM
Entraremos em contato com você.
Global JR - Negócios Internacionais | ESPM
Agende uma reunião gratuita conosco.