14 nov

O impacto do Museu Nacional no cenário internacional

Global JR | Não categorizado

O incêndio no Museu Nacional, dia 2 de setembro de 2018, teve uma grande repercussão internacional. Houve danos em cerca de 20 milhões de peças, sendo que apenas cerca de 3 milhões não foram afetadas, por estarem em outros prédios. Essa tragédia impactou diretamente outros países que se disponibilizaram ajudar na recuperação dos artefatos.
O apoio internacional veio por parte de autoridades egípcias, peruanas, francesas, da UNESCO e do ICOM (Conselho Internacional de Museus) oferecendo especialistas para a reestruturação do Museu Nacional. Em seu twitter, o presidente francês Emmanuel Macron expressou: “O incêndio do museu do Rio é uma tragédia. É uma história e uma grande memória que vai para as cinzas. A França colocará seus especialistas a serviço do povo brasileiro para ajudar na reconstrução.”. O responsável da Unesco pelo setor de museus, Ieng Strong, em entrevista para o Jornal Nacional expressou a seguinte lamentação:“Estamos devastados, pois sabemos que o que foi destruído jamais voltará a existir”
Em nota oficial, o ICOM reportou a mensagem: “ O Conselho Internacional de Museus (ICOM) deseja expresar a sua profunda tristeza após incêndio devastador que destruiu o Museu Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro, o maior museu de história natural da América Latina e a instituição museológica mais antiga do Brasil. Instalado no antigo palácio imperial de São Cristóvão desde 1902, o museu celebrava 200 anos de existência este ano.”

TAGS

Últimos Posts

China aumenta impostos sobre produtos norte-americanos

15 maio 2019

Como explorar a ascensão do mercado de produtos orgânicos?

02 maio 2019

Como as novas gerações enxergam a gestão de equipes.

12 abril 2019

Posts relacionados

Consequências da declaração do Brasil na OMC

09 abril 2019

LEIA MAIS

Marcopolo avança para o mercado de ônibus elétricos

20 fevereiro 2019

LEIA MAIS

O que são ODS? Quase metade da população brasileira não sabe.

28 janeiro 2019

LEIA MAIS

Executivos de Sicredi e gestora de fundos britânica se reúnem em Porto Alegre

15 janeiro 2019

LEIA MAIS
Global JR - Negócios Internacionais | ESPM
Entraremos em contato com você.
Global JR - Negócios Internacionais | ESPM
Agende uma reunião gratuita conosco.