26 set

O mercado de cosméticos na Ásia tem alto crescimento previsto para os próximos anos

Global JR | Empreendedorismo Marketing Negócios Performance Pesquisa de mercado

O setor de cosméticos, mundialmente, tem crescido nos últimos anos, com 4% na relação entre 2015 e 2016. Os produtos mais buscados no mercado são os de cuidados com a pele, com o cabelo, perfumes, produtos de higiene pessoal e desodorantes. Cuidados com a pele despontam como mais consumidos, alcançando 36% do mercado mundial, seguidos pelos produtos para o cabelo, com 23% por cento, e maquiagem com 18.2%. Os cuidados com a pele são cotados como o ramo mais lucrativo e está projetado para crescer 20 bilhões de dólares entre 2014 e 2019. Em 2014, a ásia foi cotada como a região líder de consumo mundial, com aproximadamente 40% da demanda mundial e está projetado para crescer em torno de 15 bilhões em vendas até 2021 (STATISTA, 2016)

Este mercado, no entanto, possui uma alta rotatividade de produtos, em que as tendências mudam trimestralmente e, dessa forma, as empresas necessitam concentrar esforços para se manterem competitivas no mercado internacional. Para o ano de 2019, de acordo com a Ecovia Inteligência, conhecida formalmente como monitor de produtos orgânicos, a Ásia oferece um vasto potencial para marcas naturais de cuidados para a pele. Esta demanda acontece devido a população ter consciência dos maus efeitos provocados dos químicos sintéticos para o corpo, de uma forma geral. As indicações foram focadas para o mercado chinês e o indiano (WORLD SPA &  ELLNESS,2018).

Além disso, as demandas para maquiagem e produtos para o cabelo seguem a tendência de produtos naturais que apenas ressaltam os aspectos já existentes do rosto e do cabelo. Quanto aos cosméticos com cor, as cores devem pender para tons nude e florais na primavera, e tons roxo-azulados e dourados no verão. Já nos cabelos a seguir uma linha despojada, pouco meticulosa e que aceita as características inerentes do cabelo. Sendo assim, o mercado estético na Ásia cresce exponencialmente, abrindo espaço tanto para exportação como para importação. A tendência de produtos com ingredientes naturais já é amplamente conhecida no continente e pode ser um ponto bastante positivo para a inserção no mercado; a diversidade da flora brasileira tem muito a oferecer ao mercado mundial e ao mercado interno com foco em exportação.

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